Menu
Mundo

Delcy Rodríguez muda comandantes militares após queda de Maduro

Redação Jornal de Brasília

22/01/2026 6h30

Foto: FEDERICO PARRA / AFP

Foto: FEDERICO PARRA / AFP

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, promoveu nesta quarta-feira (21) uma reorganização das Forças Armadas ao nomear 12 oficiais superiores para comandos regionais pouco depois da queda do ditador Nicolás Maduro.

A presidente já havia designado anteriormente um ex-chefe do serviço de inteligência como novo comandante de sua guarda presidencial e como diretor da agência de contrainteligência DGCIM.

Um documento com cópia das nomeações assinadas pelo ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, circula em meios locais, sem que o governo confirmasse sua autenticidade.

Mas o chefe do Comando Estratégico Operacional, cabeça operativa das Forças Armadas, parabenizou em sua conta do Telegram cada um dos generais nomeados para comandar 12 das 28 zonas operativas de defesa (ZODI) em diferentes estados do país.

O general Domingo Hernández Lares dedicou elogios a cada comandante: desde descrever um como “um soldado de temperança, cheio de princípios e valores” ou destacar os “dotes de liderança e exemplo para cumprir as missões” de outro.

“Soldado de honra que com espírito inquebrantável soube manter acesa a chama sagrada dos libertadores”, escreveu, por exemplo, sobre o novo comandante da ZODI do estado Táchira, fronteiriço com a Colômbia.

Padrino López e Hernández Lares conservam por enquanto seus cargos.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado