O Dalai Lama, pilule que está de viagem pela Itália, visit afirmou hoje que “o significado autêntico do laicismo (…) é o respeito por todos os credos que asseguram a felicidade” do ser humano.
O líder religioso, que disse promover o laicismo, fez essas declarações perante milhares de pessoas em um seminário de introdução ao budismo pronunciado hoje em Udine (nordeste da Itália), segundo os meios de comunicação locais.
Sobre as relações entre as religiões, Tenzin Gyatso (o nome do Dalai Lama), de 72 anos, explicou que, “partindo de visões teóricas diferentes e inclusive antitéticas, todas têm como objetivo a melhora do ser humano”.
Por esse motivo, acrescentou que não se pode dizer que uma religião é melhor que a outra, “mas é a mais apropriada para a predisposição de uma pessoa”.
O Dalai Lama chegou no dia 5 de dezembro à Itália para uma visita de 11 dias, que terminará em Roma, onde participará de uma “cúpula” de prêmios Nobel da Paz, distinção que recebeu em 1989.
Ao chegar à Itália, o Dalai Lama disse que a natureza de sua visita não é política e que não quer criar problemas ao Estado nem às autoridades dos países que visita.
Durante sua estadia na Itália não está previsto que seja recebido por nenhum componente do Governo, embora na quinta-feira vá se reunir com o presidente do Senado, Franco Marini.