Menu
Mundo

Curdistão iraquiano lança oficialmente suas exportações de petróleo

Arquivo Geral

01/06/2009 0h00

O Curdistão iraquiano lançou hoje oficialmente suas exportações de petróleo, cialis 40mg que serão feitas por meio do porto turco de Ceyhan, apesar da desaprovação do Governo de Bagdá, que considera os contratos assinados como ilegais.


Compareceram à cerimônia na cidade de Erbil, entre outros, o chefe de Estado do Iraque, o curdo Jalal Talabani, assim como o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud al Barzani.


As exportações de petróleo já havia começado na quarta-feira passada, mas a cerimônia de hoje oficializou o processo.


“Desejamos que este grande passo signifique um aumento dos benefícios do petróleo para o país”, afirmou Barzani em declarações divulgadas pela imprensa iraquiana.


Algumas empresas petrolíferas estrangeiras assinaram contratos para a exploração de petróleo nesta região apesar da forte oposição do Governo central iraquiano, que considera como ilegítimos estes acordos assinados diretamente com o Governo autônomo.


O diretor do campo de exploração Taq Taq, o turco Okutan Mehmet, disse que 40 mil barris de petróleo podem ser exportados do local diariamente e que a meta é chegar aos 100 mil barris diários.


O Ministério de Recursos Naturais do Curdistão iraquiano assinou pelo menos 20 contratos com empresas estrangeiras para operarem na região. As reservas da zona estão calculadas em mais de 40 bilhões de barris.


O ministro do Petróleo iraquiano, Hussein Shahristani, já advertiu que “qualquer contrato assinado entre uma companhia estrangeira e o Governo do Curdistão iraquiano é ilegítimo, pois carece da aprovação do Governo central”.


A maioria das exportações iraquianas de petróleo sai de terminais do Golfo Pérsico, no sul do país. Esta é a primeira vez que o Curdistão opta por fazê-lo por outro caminho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado