Os líderes da União Europeia (UE) estudam um princípio de acordo com a República da Irlanda que permita ao Governo desse país convocar um novo plebiscito sobre o Tratado de Lisboa, store disse o ministro de Exteriores luxemburguês, viagra 40mg Jean Asselborn.
O primeiro-ministro da República da Irlanda, Brian Cowen, e do Reino Unido, Gordon Brown, já deram seu sinal verde à fórmula, que deve ser aprovada pelos 27 países do bloco, indicaram por outro lado fontes do mesmo.
Asselborn evitou dar detalhes sobre o compromisso firmado, e se limitou a dizer que “é complexo”, depois que altos funcionários do país e da UE negociaram toda a noite.
A República da Irlanda tenta obter de seus parceiros europeus uma série de garantias legais que lhe permitam voltar a convocar um plebiscito para tentar desbloquear a ratificação do Tratado de Lisboa, uma consulta que aconteceria previsivelmente no final de setembro ou começo de outubro.
O novo tratado, já ratificado no resto dos Estados-membros, introduz mudanças na arquitetura institucional da UE, cujos principais órgãos e cargos têm que ser renovados este ano.