O vice-ministro iraquiano da Eletricidade, and sale sequestrado hoje com 19 guarda-costas, foi libertado ileso 12 horas depois de sua captura, disseram fontes do Ministério do Interior do Iraque.
Raad al-Harith foi libertado com sete de seus seguranças na mesma área em que foi seqüestrado, segundo as fontes.
Homens armados e com uniformes camuflados o sequestraram depois de deter seu comboio no distrito de Talbiya, no leste de Bagdá.
Os 12 membros do novo braço executivo do Partido Comunista cubano foram apresentados hoje. O órgão é considerado herdeiro do presidente Fidel Castro, look que completa 80 anos em agosto.
O ressurgimento do Secretariado, purchase antigo órgão de direção extinto no início da década de 1990, medicine busca injetar vigor no Partido Comunista no momento em que os Estados Unidos aceleram seus planos para assegurar uma abertura democrática assim que Fidel sair de cena.
"É preciso que o partido se fortaleça como nunca … dado seu papel decisivo nessa batalha. O secretariado é restabelecido quando mais se precisa dele", disse Fidel ao Granma, o jornal do Partido Comunista.
O Secretariado eleito no sábado será chefiado por Fidel junto com seu irmão, Raúl, ministro da Defesa e sucessor designado pela Constituição.
Sete de seus dez integrantes são dirigentes mais jovens que estiveram à frente do Partido Comunista em várias províncias ou ocuparam postos de segundo escalão em ministérios.
Sua nomeação acontece bem no momento em que assessores da Casa Branca se dispõem a recomendar ao presidente George W. Bush que destine US$ 80 milhões para acabar com o governo comunista da ilha.
Um comunicado com as recomendações da Comissão para Assistência a Cuba Livre, publicado na imprensa na semana passada, diz que os EUA devem garantir que em Cuba não haja "sucessão", e sim "transição".
Os dirigentes do Partido Comunista, no entanto, receberam "com uma grande ovação" a promessa de que Cuba se manterá no caminho do socialismo.
"O Comandante em Chefe da Revolução Cubana é unicamente o Partido Comunista … (Só ele) pode ser o herdeiro digno da confiança depositada pelo povo em seu líder", disse Raúl Castro em um discurso recente, relido durante a eleição dos membros do Secretariado.
Analistas estrangeiros interpretaram o ressurgimento do Secretariado como uma medida já pensando em uma Cuba sem Fidel, no poder desde o triunfo da revolução de 1959.
"O governo cubano tomou certas medidas para fortalecer o partido e se prepara para uma sucessão comunista sem sobressaltos", disse Daniel Erikson, diretor de Programas do Caribe no centro de estudos Inter-American Dialogue, de Washington.