A nova presidente da Argentina, treatment Cristina Fernández de Kirchner, reafirmou hoje a reivindicação “irrenunciável e indeclinável” de seu país sobre as Ilhas Malvinas (Falklands) e pediu ao Reino Unido que aceite negociar a soberania do arquipélago.
“Há uma situação de enclave colonial aqui, denunciada perante as Nações Unidas e é hora de voltar a cumprir o mandato das mesmas Nações Unidas, da qual todos fazemos parte”, disse ela no discurso de posse.
No Congresso, onde recebeu a faixa presidencial e o bastão de comando das mãos do marido e antecessor, Néstor Kirchner, Fernández se referiu ao Reino Unido como “país ocupante” das Malvinas.
“Quero reafirmar mais uma vez nossa reivindicação irrenunciável e indeclinável de soberania sobre nossas Ilhas Malvinas”, exclamou a presidente em um dos trechos mais aplaudidos de seu discurso.
O Reino Unido ocupou o arquipélago do Atlântico Sul em 1833. Desde esse ano, a Argentina reivindica a soberania das ilhas, que foram disputadas em 1982 durante uma breve guerra que causou 649 mortos nas fileiras argentinas e 255 nas britânicas. O conflito levou à ruptura das relações diplomáticas entre ambos, reatadas em 1990.