Menu
Mundo

Crise econômica prejudica sonho de Praga de sediar Jogos Olímpicos

Arquivo Geral

16/06/2009 0h00

As intenções de Praga de participar do processo de escolha de futuras edições dos Jogos Olímpicos têm sido bastante prejudicadas por conta da crise econômica mundial, order que também afeta as autoridades da capital da República Tcheca.

Depois de ficar de fora do processo para a edição de 2016 – que conta com Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e Madri como finalistas -, é quase certo que a cidade não participará da disputa pelos Jogos de 2020.

A informação foi passada por fontes do comitê responsável pela candidatura ao jornal “Pravo”. Entre as razões principais estão as medidas de economia iniciadas na Prefeitura local, cujo orçamento para este ano está previsto em 110 milhões de euros.

“Para podermos assumir uma candidatura olímpica no futuro, seria necessário agora desistir de qualquer pretensão para 2020”, reconheceu o diretor do comitê, Tomas Petera.

Outra das razões para adiar a candidatura tcheca são as eleições municipais de 2010. Segundo o “Pravo”, a intenção é evitar que a questão olímpica vire argumento político.

Até mesmo Pavel Bem, prefeito de Praga e um dos principais defensores dos Jogos Olímpicos na cidade, admitiu inclusive a possibilidade de a cidade esquecer suas expectativas olímpicas devido às dúvidas sobre a rentabilidade do projeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado