Menu
Mundo

Criação de empregos nos EUA em dezembro fica abaixo das expectativas

País abre cerca de 50 mil vagas no último mês de 2025, abaixo das expectativas do mercado, enquanto taxa de desemprego recua levemente para 4,4%

Redação Jornal de Brasília

09/01/2026 12h33

Foto: SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Foto: SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Os Estados Unidos criaram menos empregos do que o esperado pelos analistas em dezembro, segundo dados do governo divulgados nesta sexta-feira (9), uma desaceleração que ocorre em meio à crescente preocupação com a situação do mercado de trabalho.

No último mês de 2025, foram criados cerca de 50 mil postos de trabalho, número inferior aos 56 mil revisados de novembro, informou o Departamento do Trabalho.

Apesar disso, a taxa de desemprego recuou levemente, de 4,5% para 4,4%.

Os investidores acompanham atentamente os dados mais recentes por seu possível impacto sobre as taxas de juros.

Uma deterioração acentuada do mercado de trabalho poderia levar o Federal Reserve a reduzir os juros antes do previsto para estimular a economia.

O crescimento do emprego desacelerou de forma significativa ao longo do último ano, enquanto a taxa de desemprego aumentou gradualmente até alcançar os níveis mais altos desde 2021.

O número divulgado nesta sexta-feira ficou abaixo dos 73 mil novos empregos projetados por economistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo Wall Street Journal.

Segundo o Departamento do Trabalho, o emprego manteve tendência de alta nos setores de restaurantes e bares, saúde e assistência social, enquanto recuou no varejo.

No governo federal, também foram perdidos 277 mil postos de trabalho, uma queda de 9,2%, desde janeiro passado, quando o nível de emprego havia atingido seu pico, informou o departamento.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado