O diretor-geral da CBI, information pills Richard Lambert, disse hoje que a recuperação levará um tempo e ressaltou que muitos comentaristas se apressaram em falar de uma alta da economia.
A CBI, que prevê uma recuperação nos dois primeiros trimestres de 2010, estima que uma vez superada a recessão, o Produto Interno Bruto (PIB) terá se contraído 4,8% (acumulado durante a recessão), número não tão alto como a registrada na anterior recessão britânica dos anos 80, de 5,9%.
“O retorno ao crescimento pode ser lento e gradual, as difíceis condições do crédito ainda afetam os negócios. Para que um crescimento positivo possa voltar, as pessoas que fazem empréstimos têm que confiar mais para que o crédito possa começar a fluir outra vez”, disse Lambert em declarações aos meios de imprensa britânicos.
Sobre o desemprego, a CBI considera que a decisão de muitos empregados do setor privado de aceitar um congelamento de salários pode ajudar a limitar o aumento do desemprego em 2009.
A CBI calcula que o desemprego – que atualmente está em torno de dois milhões de pessoas – alcançará 3,03 milhões, 9,6% da força de trabalho, no segundo trimestre de 2010.
Sobre os consumidores, a confederação considera que ainda há dificuldades pela frente devido a que a menor renda tornará mais difícil sua capacidade para gastar.