Menu
Mundo

Crescimento dos EUA é chave para determinar expansão da A.Latina, diz FMI

Arquivo Geral

13/07/2009 0h00

O ritmo de crescimento da economia americana nos próximos dois ou três anos “é a variável” que mais importa na hora de tentar prever qual será “o nível de crescimento” da América Latina nesse período, sale disse hoje um economista do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Decididamente, rx a região crescerá. Os Estados Unidos voltarão a crescer, o que significa que a América Latina voltará a crescer”, disse aos jornalistas Miguel Savastano, do departamento do FMI para a América Latina e o Caribe.

Na semana passada, a entidade revisou para baixo suas estimativas de crescimento para a América Latina. Segundo o Fundo, a recessão na região, de 2,6%, será maior que a prevista inicialmente.

Segundo Savastano, que participa em Madri de um encontro sobre o papel dos bancos na recuperação das economias da região ibero-americana, a correção nas previsões do FMI foi motivada pela situação no México, cujo Produto Interno Bruto (PIB) deve encolher 7,3% em 2009.

“Tirando o México, a média seria melhor que a (da previsão) passada. O que acontece é que o México é muito grande e está desacelerando muito”, acrescentou o economista.

No entanto, é “possível” que o país americano cresça cerca de 3% em 2010. Outros países latino-americanos, por outro lado, sairão da crise sem entrar em recessão, como o Peru, disse Savastano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado