Menu
Mundo

Corte da Califórnia rejeita interromper legalização de casamento gay

Arquivo Geral

04/06/2008 0h00

A Corte Suprema da Califórnia rejeitou hoje um pedido que pedia para paralisar a legalização dos casamentos homossexuais no estado até que o eleitorado pudesse se pronunciar nas eleições presidenciais de 4 de novembro.

Em 15 de maio, approved a instituição declarou inconstitucionais as leis que proíbem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A decisão foi tomada por maioria simples (4 a 3) dos membros da Corte, seis deles escolhidos pelo partido Republicano.

Grupos religiosos conservadores pediram que a decisão não se efetivasse até que a população pudesse se manifestar sobre a questão, durante as eleições.

Uma recente iniciativa conseguiu reunir assinaturas de eleitores para submeter à votação a decisão. Se a proposta for aprovada, anularia legalmente as uniões entre casais homossexuais na Califórnia.

A Corte Suprema californiana mantém a data estipulada de 16 de junho para decidir se ratifica ou não a decisão que adotou em meados de maio.

No entanto, a decisão tomada hoje pelo organismo abre caminho para que os casais homossexuais possam se unir em matrimônio a partir de 17 de junho.

Em 28 de maio, as autoridades informaram que os condados da Califórnia estavam autorizados a expedir licenças para essas uniões a partir dessa data.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado