Menu
Mundo

Coreias do Norte e do Sul restabelecem comunicação encerrada há dois meses

A restauração ocorre poucos dias depois que Pyongyang despertou preocupação internacional com uma série de testes de mísseis

Redação Jornal de Brasília

04/10/2021 8h33

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul restabeleceram seus canais de comunicação transfronteiriça, com a primeira chamada telefônica entre autoridades desde agosto, anunciou Seul nesta segunda-feira (domingo, 3, no Brasil).

A restauração ocorre poucos dias depois que Pyongyang despertou preocupação internacional com uma série de testes de mísseis no espaço de algumas semanas, levando o Conselho de Segurança da ONU a realizar uma reunião de emergência.

O Ministério de Unificação sul-coreano confirmou em nota que oficiais das duas Coreias se falaram por telefone na manhã de segunda.

“Com a restauração da linha de comunicação Sul-Norte, o governo avalia que uma base para a recuperação das relações inter-coreanas foi fornecida”, disse a pasta.

“O governo espera (…) retomar rapidamente o diálogo e iniciar discussões práticas para recuperar as relações inter-coreanas”, acrescentou.

Na segunda-feira, o líder norte-coreano Kim Jong Un “expressou a intenção de restaurar as linhas de comunicação Norte-Sul que haviam sido cortadas”, afirmou a KCNA, relatando que a mudança foi uma tentativa de estabelecer “uma paz duradoura” na península coreana.

As duas Coreias sinalizaram um surpreendente degelo nas relações no final de julho ao anunciarem a restauração das comunicações transfronteiriças, que haviam sido interrompidas mais de um ano antes.

Mas a trégua durou pouco, pois a Coreia do Norte parou de atender ligações apenas duas semanas depois.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado