Menu
Mundo

Coreia do Norte testa míssil de cruzeiro de longo alcance

Redação Jornal de Brasília

29/12/2025 6h06

Foto: AFP/KCNA VIA KNS

Foto: AFP/KCNA VIA KNS

A Coreia do Norte lançou dois mísseis de cruzeiro de longo alcance ao mar, informaram nesta segunda-feira (29) os meios de comunicação estatais.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou o exercício, realizado no domingo sobre o mar Amarelo, e instou ao desenvolvimento “ilimitado e sustentado” das forças nucleares do país, disse a agência de notícias KCNA.

Aparentemente, trata-se do primeiro teste desse tipo desde o início de novembro.

O objetivo do exercício era avaliar a “forma de resposta e a capacidade de combate das subunidades de mísseis de longo alcance”, ressaltou a KCNA.

Os mísseis voaram por mais de duas horas, segundo a publicação, que divulgou imagens dos mísseis sendo lançados e atingindo seu alvo.

Por sua vez, as forças militares da Coreia do Sul indicaram ter detectado o lançamento de vários mísseis a partir da zona de Sunan, perto de Pyongyang, segundo a agência de notícias Yonhap.

O teste anterior de mísseis balísticos do Norte havia acontecido no início de novembro, uma semana após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter expressado interesse em se reunir com o líder norte-coreano Kim. Pyongyang não respondeu à proposta.

Fotos divulgadas pela KCNA mostram Kim caminhando ao lado de um submarino em uma unidade de produção, acompanhado por militares e por sua filha, Kim Ju Ae.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado