Menu
Mundo

Coreia do Norte pede diálogo reservado sobre desnuclearização

Arquivo Geral

27/07/2009 0h00

A Coreia do Norte pediu hoje que seja aplicada “uma forma reservada e específica de diálogo” para negociar sua desnuclearização e “resolver a atual situação”, link informou hoje a agência norte-coreana “KCNA”.

Através de um comunicado emitido pelo Ministério de Exteriores norte-coreano e reproduzido pela “KCNA”, o país reiterou sua recusa em voltar ao diálogo de seis lados e fez referência a um possível diálogo bilateral com os Estados Unidos para a desnuclearização.

O regime comunista criticou os membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) de responder “cegamente” ao pedido dos países do diálogo a seis para que Pyongyang voltasse à mesa de negociações, que compartilhava com Coreia do Sul, EUA, China, Japão e Rússia.

Este processo de seis lados está estagnado desde dezembro de 2008, devido a uma falta de consenso sobre a verificação do processo de desnuclearização de Pyongyang.

A Coreia do Norte criticou a aprovação de sanções da ONU contra o lançamento “com fins pacíficos” de um foguete de longo alcance em abril, com que, segundo o país comunista, derrubou os princípios de respeito à soberania e à igualdade deste diálogo nuclear.

“Como parte envolvida, sabemos que é o que deve ser feito para resolver o problema muito melhor que ninguém”, afirmaram os norte-coreanos, que abandonaram o diálogo a seis em abril, em represália às sanções da ONU.

As declarações de Pyongyang acontecem depois que o embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Sin Sun-ho, sugerisse que seu país estaria disposto a iniciar um diálogo com os EUA.

“Não somos contra nenhuma negociação nas questões de mútua preocupação”, disse recentemente o diplomata norte-coreano, segundo a agência japonesa de notícias “Kyodo”.

O comunicado foi divulgado depois que vários dos países do diálogo de seis lados mantiveram recentemente encontros bilaterais e de que tenha sido abordada a possibilidade de retomar o diálogo para a desnuclearização da Coreia do Norte, inclusive sem Pyongyang na mesa de negociações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado