Menu
Mundo

Coreia do Norte lança novo míssil de curto alcance

Arquivo Geral

29/05/2009 0h00

A Coreia do Norte lançou um novo míssil de curto alcance no Mar do Leste (Mar do Japão), pharmacy informou hoje a agência sul-coreana “Yonhap”.

Segundo a “Yonhap”, a Coreia do Norte disparou um míssil terra-ar de curto alcance por volta das 18h12 (6h12 de Brasília) a partir da base de Musudan-ri.

Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano disse à Agência Efe que ainda está se tentando verificar essa informação.

Esta semana, o regime comunista norte-coreano disparou vários mísseis de curto alcance, todos em sua costa oriental, e realizou na segunda-feira seu segundo teste nuclear subterrâneo, que gerou unânime condenação da comunidade internacional.

O míssil de hoje seria o sexto disparado pelo Governo de Pyongyang, após três projéteis de curto alcance lançados na segunda-feira e outros dois mísseis na terça-feira.

Hoje, o regime norte-coreano ameaçou realizar novas “medidas em defesa própria” se o Conselho de Segurança da ONU aprovar novas sanções em represália devido ao teste nuclear da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte advertiu também à ONU que a aprovação dessas novas sanções contra seu teste atômico representaria o fim do armistício em vigor desde 1953 na península coreana.

A Guerra da Coreia (1950-1953) nunca foi fechada com um tratado de paz, mas com a assinatura de um armistício, por proposta indiana, entre China, Coreia do Norte e Estados Unidos, este último em representação do Exército sob a bandeira das Nações Unidas.

Ontem, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) se manifestassem a favor de punir o teste nuclear da Coreia do Norte com uma nova rodada de sanções.

As cinco potências, junto com Japão e Coreia do Sul, devem apresentar na próxima semana um projeto de resolução cujo conteúdo deve ser mais firme que a 1.718, aprovada em 2006 após o primeiro teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte.

    Você também pode gostar

    Coreia do Norte lança novo míssil de curto alcance

    Arquivo Geral

    26/05/2009 0h00

    A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira, health pelo terceiro dia consecutivo, here um míssil de curto alcance em sua costa oriental, informaram fontes oficiais sul-coreanas citadas pela agência local “Yonhap”.

    Na segunda-feira, o regime comunista norte-coreano realizou um teste nuclear subterrâneo e disparou três mísseis balísticos. No dia seguinte, lançou mais dois mísseis de curto alcance.

    Fontes da Casa Presidencial da Coreia do Sul disseram hoje à “Yonhap” que, pouco depois de 21h (9h de Brasília) de terça-feira, a Coreia do Norte disparou outro míssil de terra em direção ao Mar do Leste.

    O teste nuclear anunciado na segunda pelo regime norte-coreano originou uma grave crise internacional e o Conselho de Segurança (CS) da ONU prepara uma nova resolução de condenação que poderia incluir mais sanções para um regime já isolado.

    Além do teste nuclear, estimado em 20 quilotons por fontes russas, a Coreia do Norte lançou desde segunda um total de seis mísseis de curto alcance na costa leste, a mais próxima ao Japão.

    Fontes sul-coreanas disseram à “Yonhap” que o regime de Kim Jong-il estaria preparando lançamentos adicionais na costa oeste de mísseis anticruzeiro KN-01, similares aos Silk Worm e com um alcance máximo de 160 quilômetros.

    A Coreia do Norte proibiu a navegação de navios entre os dias 25 e 27 em uma região concreta do litoral oeste da província de Pyongan do Sul, e, por isso, não se descartam lançamentos de outros projéteis.

    Fontes da defesa sul-coreana estimam que a Coreia do Norte tem, no total, 800 mísseis, entre eles alguns de longo alcance Taepodong, como o que lançou em 2006, e 200 Rodong, com uma categoria de 1.300 quilômetros. EFE

      Você também pode gostar

      Assine nossa newsletter e
      mantenha-se bem informado