O regime militar de Mianmar (antiga Birmânia) constrói com a ajuda da Coreia do Norte uma extensa rede de túneis blindados e refúgios em várias áreas do país para fins militares, for sale segundo imagens e documentos que vazaram para a imprensa estrangeira.
Os testes das gigantescas obras de engenharia que são realizadas em Mianmar, check um dos países mais pobres da Ásia, prescription alimentam os rumores de que o regime norte-coreano planeja fornecer tecnologia nuclear aos generais birmaneses.
Os vídeos e fotografias divulgadas pelo canal de televisão ligado à dissidência, o “Voz Democrática de Mianmar”, a partir de uma investigação realizada pelo jornalista Bertil Lintner, mostram assessores da Coreia do Norte em alguns dos até 800 túneis já finalizados ou em processo de construção.
As instalações e túneis dotados de equipamentos eletrógenos fazem parte de um projeto ao qual, segundo documentos oficiais, o Governo birmanês denomina de “casco de tartaruga”, e a maioria fica perto da nova capital, Naypyidaw, e em áreas próximas à fronteira com a Tailândia.
Os túneis, alguns de um tamanho que permite a entrada de caminhões, estão conectados a amplas dependências subterrâneas desenhadas para armazenar armas, alimentos, servir de centro de comando e abrigar 600 pessoas, de acordo com os documentos citados pelo canal da dissidência birmanesa.
A divulgação das imagens acontece quando a Marinha dos Estados Unidos segue a pista do “Kang Nam”, uma embarcação norte-coreana que o Pentágono acredita que transporte armas, peças de míssil, tecnologia militar ou material nuclear, o que significaria o descumprimento da última sanção do Conselho de Segurança da ONU.
Através da imprensa estatal, a Junta Militar birmanesa negou hoje que a embarcação suspeita de transportar armas se dirija às costas de Mianmar, mas admitiu que outro navio com bandeira da Coreia do Norte atracará no país dentro de dois dias. EFE