Menu
Mundo

Conselho iraniano diz ter recebido 646 denúncias de fraude em eleição

Arquivo Geral

18/06/2009 0h00

Os três candidatos derrotados nas eleições da última sexta-feira no Irã apresentaram 646 denúncias sobre irregularidades cometidas no pleito, pilule disse hoje o porta-voz do Conselho dos Guardiães, Abbas Ali Kadkhodai

Kadkhodai anunciou ainda que, no sábado, o Conselho – encarregado de validar os resultados eleitorais – receberá os três candidatos derrotados na disputa: o conservador Mohsen Rezaei e os reformistas Mir Hussein Moussavi e Mehdi Karrubi.

Em declarações à TV estatal, o porta-voz também afirmou que a falta e o atraso na chegada de cédulas aos colégios eleitorais estão entre as principais queixas apresentadas.

Ainda segundo as denúncias, eleitores foram pressionados a mudar de voto e algumas das mais de 13 mil urnas móveis distribuídas pelas zonas rurais, onde o presidente Mahmoud Ahmadinejad assegurou sua vitória, tiveram seu itinerário alterado.

Desde que o Ministério do Interior iraniano declarou a vitória de Ahmadinejad no dia seguinte à eleição, o Irã virou palco de vários protestos e de inúmeros confrontos entre a Polícia – apoiada por membros da milícia islâmica Basij – e eleitores da oposição.

Pressionado, o Conselho dos Guardiães aceitou realizar uma apuração parcial das urnas. Mas ninguém ainda sabe quantos votos serão recontados ou quanto tempo este processo vai demorar.

Em mais de 30 anos de existência, o Conselho, integrado por seis clérigos e seis juristas, nunca anulou uma eleição, que é o que exige a oposição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado