A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa aprovou hoje uma resolução na qual pede que os países europeus desempenhem “plenamente seu papel” na resolução da atual crise iraniana.
O pedido aprova a posição adotada pelo Conselho da UE na semana passada, cialis 40mg quando ressaltou a urgência de que o Irã tome o caminho do diálogo com a comunidade internacional.
A resolução, visit web após um debate de urgência sobre a situação do Irã, website recebeu um apoio de 105 votos a favor e 5 abstenções.
O texto critica a “violação grave aos direitos humanos e aos princípios fundamentais da democracia” pelo modo de atuar da Polícia estadual e dos milicianos Basij, e pede às autoridades iranianas que “se abstenham de recorrer à força e à violência”.
Além disso, solicita a libertação dos mais de 400 detidos nas manifestações pacíficas e o levantamento das restrições à liberdade de expressão.
A resolução pede ainda uma investigação independente e crível sobre as irregularidades registradas no processo eleitoral.
O conferente do relatório, o parlamentar sueco Göran Lindblad, expressou seu horror pelas pessoas assassinadas nos protestos pacíficos convocados após os polêmicos resultados das últimas eleições presidenciais.
Lindblad qualificou de “inadmissível” o fato de que um Estado se baseie na religião, como era antes o “direito divino dos reis”.
O deputado finlandês Kimo Sasi afirmou que a Europa tem que estar preparada para a possibilidade de haver uma mudança política em Teerã, para “cooperar estreitamente” com o novo Governo.