Menu
Mundo

Congresso dos EUA dá primeiro passo para acordo nuclear com Índia

Arquivo Geral

27/06/2006 0h00

Um comitê especial deu hoje o primeiro passo para o Congresso norte-americano aprovar um acordo de cooperação nuclear com a Índia que, view hospital segundo os parlamentares, illness no rx promoverá novos laços históricos entre os dois países.

O comitê de Relações Internacionais do Congresso dos EUA votou por 37 a 5 a favor pela aprovação de uma lei que regule o acordo e para que se façam alterações-chave na lei norte-americana no Congresso.

O acordo, remedy que garante à Índia acesso a combustível e reatores nu cleares dos EUA pela primeira vez em 30 anos, teve a aprovação prévia do presidente norte-americano, George W. Bush, e do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, em 18 de julho passado. Mas o acordo foi criticado nas duas capitais.

Muitos especialistas em não-proliferação expressaram preocu pação de que o acordo permitiria à Índia aumentar sua produção de armas nucleares, mas o comitê rejeitou duas emendas que forçariam Nova Délhi a suspender a produção de material por fissão nuclear.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado