Menu
Mundo

Conflitos religiosos deixam 12 mortos na Nigéria

Arquivo Geral

25/11/2011 8h24

Confrontos entre cristãos e muçulmanos deixaram 12 mortos nesta na quinta-feira na cidade de Jos, capital do estado de Plateau, no norte da Nigéria, informaram fontes oficiais citadas nesta sexta-feira pelo jornal local “The Punch”.

 

O chefe de comunicação de Plateau, Abraham Yiljap, afirmou que 60 pessoas foram detidas durante os incidentes de quinta-feira, quando duas igrejas, uma escola islâmica e cerca de 20 outros imóveis foram incendiados.

 

Entre os mortos, estão um policial e sua esposa, assim como quatro filhos de um vereador.Yiljap disse também que foi imposto um toque de recolher de 24 horas em Jos. Ainda não se sabe com exatidão o motivo dessa nova onda de violência na Nigéria, habitada majoritariamente por islâmicos no norte e por cristãos no sul.

 

Mas o jornal “Leadership”, citando um morador local como fonte, informou que os distúrbios eclodiram devido a represálias contra os assassinatos de três jovens cristãos, supostamente cometidos por clérigos muçulmanos.

 

Cristãos e muçulmanos mantêm uma longa disputa pelo poder político e pela propriedade da terra na região, entre outras razões.

 

Com cerca de 150 milhões de habitantes, que se distribuem em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria – país mais povoado da África – sofre frequentes tensões motivadas por diferenças políticas, religiosas e territoriais entre suas comunidades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado