A conferência sobre mudança climática de Bonn, medications preparatória da cúpula de Copenhague que fixará um acordo pós-Kioto, thumb foi encerrada hoje com sinais promissores, depois que os Estados Unidos apresentaram de surpresa uma proposta para a redução de gases poluentes.
A delegação americana – país que não ratificou o Protocolo de Kioto – propôs um plano concreto de redução a longo prazo das emissões, que inclui objetivos fixos para os países industrializados e pede também uma contribuição clara dos estados em vias de desenvolvimento.
A proposta, ainda em fase de esboço até seu desenvolvimento completo perante a cúpula de Copenhague, em dezembro próximo, prevê um objetivo de redução de 80% até o ano 2050, para os industrializados.
Seria pedido aos países em vias de desenvolvimento, em troca, contribuir para a redução, embora sem pretender deles objetivos vinculativos.
A formulação está longe ainda dos pontos defendidos pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), mas a mera apresentação de tal plano foi saudada por seu secretário geral, o holandês Yvo de Boer, como um sinal de esperança para a reunião da capital dinamarquesa.
Até agora, os objetivos colocados pelos 30 países industrializados presentes em Bonn, entre eles quase toda a União Europeia (UE), partem de uma redução das emissões de entre 17% e 26% até 2020.
O Grupo Intergovernamental de especialistas em Mudança Climática (IPCC) da ONU, no entanto, acredita necessário reduzir as emissões entre 25% e 40% em comparação com os níveis de 1990, como esforço mínimo para evitar danos maiores ao Planeta.