Menu
Mundo

Comissão Europeia não felicita Ahmadinejad pela posse

Arquivo Geral

06/08/2009 0h00

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) afirmou hoje que nem felicitou nem deve enviar uma felicitação ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por sua posse para um segundo mandato à frente do país, disse, em entrevista coletiva, o porta-voz comunitário Amadeu Altafaj.

Ahmadinejad tomou posse na quarta-feira para um segundo mandato diante do Parlamento iraniano, em meio a um forte esquema policial e cercado por milhares de pessoas que, com sua presença, mostraram a insatisfação com o resultado das eleições presidenciais de 12 de junho.

Na segunda-feira, a Comissão “tomou nota” da entrega oficial de poderes a Ahmadinejad pelo líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, e manteve sua condenação à violência usada pelas autoridades iranianas diante dos protestos registrados após as eleições.

Então, o órgão executivo da União Europeia (UE) afirmou que “não tinha sido convidado oficialmente” a esse ato protocolar.

Apesar dos protestos e dos distúrbios provocados pelos resultados eleitorais, com pelo menos 20 mortos, segundo números oficiais, e 100, segundo outras fontes não oficiais, além de milhares de detidos, Ahmadinejad foi declaradoo vencedor do recente pleito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado