A Justiça alemã começou a julgar hoje o nazista Heinrich Boere, acusado de matar três membros da resistência holandesa contra o Terceiro Reich há mais de 65 anos.
Boere, de 88 anos, era membro de um grupo de extermínio da SS nazista. Ele e os companheiros batiam na casa de suas vítimas, se certificavam da identidade delas e depois matavam-nas a tiros.
Em 1949, o réu foi condenado à morte em um julgamento à revelia realizado em Amsterdã. A sentença, no entanto, foi posteriormente trocada por uma condenação à prisão perpétua, também não aplicada.
Acredita-se que, entre 1943 e 1944, o grupo de extermínio do qual Boere fazia parte na Holanda ocupada tenha matado 50 membros da resistência.
O julgamento iniciado nesta quarta-feira trata especificamente do assassinato de três pessoas. Os filhos de duas delas participarão do processo como testemunhas de acusação.
Segundo informações, Boere chegou a ser preso antes do fim da Segunda Guerra. Mas, em 1947, fugiu do campo de prisioneiros em que era mantido.
Durante sete anos, viveu escondido na Holanda. Depois, voltou à Alemanha e, em 1954, retornou a sua cidade natal, Eschweiler. O nazista nunca escondeu sua identidade nem o fato de que matou várias pessoas ao longo da vida.