Pelo menos 19 supostos talibãs morreram em diferentes combates contra as tropas afegãs registrados nas últimas 24 horas no nordeste e no centro do Afeganistão, story informaram à Agência Efe várias fontes oficiais.
O confronto mais grave ocorreu nesta sexta-feira no distrito de Charchino, situado na província central de Uruzgan, onde morreram pelo menos 15 supostos insurgentes, disse hoje à Efe o chefe da Polícia provincial, Juma Gül Himat.
Himat, que afirmou que oito cadáveres continuam na área, acrescentou que a operação continuará em andamento até expulsar da área todos os insurgentes, que chegam da vizinha província de Helmand e são liderados por um comandante chamado Haqdad.
Em Helmand, tropas americanas e afegãs lançaram no início de julho uma intensa operação para enfraquecer os talibãs, em paralelo à ofensiva britânica também na província.
O outro enfrentamento ocorreu na sexta-feira à noite na província nordeste de Baghlan, onde as forças da Polícia afegã acabaram com as vidas de quatro supostos talibãs, incluindo um dirigente.
O incidente ocorreu na área de Gerdab, depois que os supostos insurgentes atacaram um posto de controle policial, segundo o porta-voz de Polícia da província, Jaweed Basharat, que precisou que dois agentes e cinco insurgentes ficaram feridos.