Pelo menos 39 insurgentes e dez soldados morreram em combates registrados nas últimas 24 horas no vale de Swat, advice principal cenário de operações do Exército paquistanês contra os talibãs, no norte do país, informou hoje o comando militar.
O combate mais violento aconteceu na zona de Chuprial, onde as tropas se posicionaram e entraram em choque com os insurgentes, deixando 39 “terroristas” mortos, segundo um comunicado.
Na ofensiva, oito soldados morreram e outros 13 ficaram feridos.
Na zona de Kabbal, dois soldados e um número indeterminado de insurgentes morreram em choques armados e outros oito militares ficaram feridos.
Três soldados ficaram feridos por causa de um ataque insurgente contra as forças de segurança, na zona de Charbagh.
De acordo com a versão dos militares, as tropas distribuíram alimentos e remédios, transportados em 6 caminhões, em diferentes pontos do vale de Swat.
Até o momento, os militares entregaram 1.155 toneladas de alimentos para os refugiados por causa do conflito no norte do país.
Desde o início da ofensiva militar, no final de abril, 1.400 fundamentalistas e uma centena de soldados morreram nos distritos de Bajo Dir, Buner, Shangla e Swat, pertencentes à divisão regional de Malakand, no norte do país.
As ofensivas atuais do Exército e outras que aconteceram em 2008, também no noroeste do país, causaram o êxodo de pelo menos 1,9 milhão de civis, segundo dados provisórios do Governo e da ONU.
O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, William Burns, disse ontem, em Nova Délhi, que o extremismo e a instabilidade no Paquistão são um problema “muito real” e que o Governo dos EUA está tentando fortalecer a capacidade dos líderes paquistaneses para fazer frente a esse desafio.