Um comando de homens armados atacou hoje a tiros na cidade mexicana de Monterrey um comboio de agentes federais em uma tentativa de resgatar a cinco supostos integrantes do Cartel do Golfo, com um saldo de dois agentes e três civis levemente feridos.
Os cinco supostos membros do Cartel do Golfo, acusados de roubo de automóveis e uso de armas exclusivas do Exército, estavam sendo transferidos em várias patrulhas da Polícia Federal em uma movimentada avenida de Monterrey, capital do estado de Nuevo León, quando começou o tiroteio, indicaram fontes oficiais.
Os marginais, que usaram armas de grosso calibre, iam e, vários veículos, entre eles uma caminhonete Hummer blindada. Os agentes responderam ao ataque e obrigaram os agressores a fugir.
Os prisioneiros, entre eles um suposto chefe do Cartel do Golfo no município de Linares, próximo a Monterrey, foram transferidos pelo Exército mexicano ao quartel-general da Polícia Federal situado no centro da cidade.
O quartel teve segurança reforçada por franco-atiradores e dezenas de patrulhas do Exército e se prevê que nas próximas horas se transfira aos detidos à capital do país.
A crise de segurança e a violência do narcotráfico que afeta todo o país provocou mais de 5 mil assassinatos neste ano no México.