DIOGO BERCITO
FOLHAPRESS
A apuração em Nevada deve ser longa e complicada -algo que contribui para a ansiedade do país diante de pleito tão disputado. Pode levar dias para saber quem venceu no estado, onde fica a cidade de Las Vegas.
Uma das razões para a demora é que o estado adotou um sistema de voto que é feito, em sua maioria, pelo correio. A assinatura nos envelopes é conferida e, se não bater com os registros, o eleitor precisará corrigi-la.
Um dia antes das eleições, o condado de Clark, um dos mais populosos, já tinha mais de 11 mil cédulas pendentes de correção. Além de atrasar a contagem, isso também pode alimentar as acusações de fraude eleitoral.
Nevada é um estado pêndulo, o que multiplica o problema. Nas eleições de 2020, Joe Biden teve 50% dos votos ali, contra os 47,67% de Trump. Neste ano, pesquisas mostram leve vantagem de Trump sobre Kamala.
Isso explica por que a candidata democrata incluiu Nevada na sua lista de entrevistas à imprensa durante o dia da eleição. A esperança da campanha é convencer os eleitores indecisos a sair de casa, ainda que de última hora.