O Governo da Colômbia, buy more about com o apoio dos Estados Unidos, criará centros de treinamento para que policiais e militares da América Latina assimilem a experiência colombiana na luta contra o narcotráfico e outros problemas, informaram hoje fontes oficiais.
O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, disse hoje numa entrevista coletiva com o chefe das Forças Armadas americana, almirante Michael Mullen, que a ideia “é criar centros de treinamento regionais na Colômbia para ajudar países vizinhos” com a “colaboração dos Estados Unidos”.
Santos também declarou que, na reunião com o oficial americano, expressou a intenção da Colômbia de colaborar com os países da região, “sobretudo o México, as nações do Caribe e todos os que quiserem utilizar a experiência” colombiana.
Os policiais, militares e funcionários dos países latino-americanos que tiverem interesse receberão treinamento contra o narcotráfico e “muitos dos problemas que estão surgindo em outros países”, como sequestros e extorsões.