Menu
Mundo

Colômbia recebe 175 mil pedidos de reparação de vítimas de crimes

Arquivo Geral

14/01/2009 0h00

O Governo colombiano recebeu 175.199 pedidos pessoais de reparação por parte de vítimas de grupos armados ilegais, web informaram hoje os responsáveis por esse programa de compensação a afetados pelo conflito interno.

As solicitações foram apresentadas desde 15 de agosto, website informou em Bogotá a Agência Presidencial para a Ação Social e a Cooperação Internacional (Ação Social), responsável pela gestão a favor das vítimas do conflito.

A entidade, dependente do Executivo, lembrou em comunicado que na citada data começou a vigora o prazo estabelecido para a apresentação de solicitações de reparação por via administrativa, que irá até 22 de abril de 2010.

A alternativa, adotada por um decreto governamental expedido em abril do ano passado, exclui uma decisão judicial a favor da pessoa que tenha sido vítima da atividade de grupos guerrilheiros ou paramilitares.

A norma alcança casos de parentes de vítimas de delitos como homicídio ou seqüestro, entre outros.

O montante da reparação será gradual, segundo a gravidade do delito do que se seja vítima, e poderá ser de um máximo de cerca de US$ 9 mil e de um mínimo de quase US$ 6 mil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado