O vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, reafirmou nesta sexta-feira o compromisso de seu país com a integração sul-americana na sessão plenária da 40ª Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu.
“Posso assegurar que a Colômbia continuará incentivando e apoiando todas as iniciativas que possam consolidar e aperfeiçoar os processos de integração na região, com a firme convicção de que a integração de nossos povos não só é possível, mas necessária”, disse Garzón, que representa o presidente Juan Manuel Santos na cúpula por conta do estado de emergência causado pelas fortes chuvas no país.
O vice-presidente assegurou que a Colômbia vê a integração “como um processo que parte não apenas de aproximações políticas”, mas também de “fatos que se traduzem em interconexão de fronteiras e em benefícios sociais”.
Garzón revelou que o Governo colombiano está satisfeito com a adesão ao acordo de cooperação em segurança regional do Mercosul, assinado nesta quinta-feira durante a cúpula.
“Com este acordo ajudaremos a otimizar os níveis de segurança na região, promovendo a mais ampla cooperação e assistência recíproca na prevenção e repressão das atividades ilícitas vinculadas à criminalidade internacional organizada”, declarou Garzón.