Menu
Mundo

Colômbia entregará ao Equador informação sobre bases das Farc

Arquivo Geral

09/10/2009 0h00


As autoridades colombianas entregarão na próxima semana ao Equador informações sobre duas supostas bases da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, informaram hoje fontes oficiais.

O chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Equador, Fabián Varela, disse que a recepção da informação colombiana acontece na próxima sexta-feira na cidade equatoriana de Ibarra (norte), sede da primeira reunião da comissão bilateral de Segurança e Controle da Criminalidade.

Varela fez essas declarações após o fim de uma reunião dos ministros da Defesa dos dois países na cidade colombiana de Ipiales, fronteira com o Equador, que aconteceu horas após uma reunião de chanceleres, que elaborou um “Mapa de Caminho” para recompor as relações diplomáticas entre os dois países.

O chefe militar equatoriano se mostrou cauteloso ao responder perguntas de jornalistas sobre a entrega da informação relacionada com as supostas bases das Farc no Equador, pois assinalou que isso deve ser manuseado reservadamente.

Horas antes, o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, e o equatoriano, Fander Falconí, dirigiram uma reunião de diálogo bilateral que resolveu criar comissões de trabalho em segurança e criminalidade, desenvolvimento fronteiriço e assuntos sensíveis, no marco de um processo que procura recompor as relações dos dois países.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado