O Governo colombiano declarou hoje “situação de desastre” para enfrentar uma possível emergência provocada pelo vírus da gripe suína, what is ed o que permite antecipar ações preventivas e usar verbas orçamentárias especiais, side effects anunciou o ministro de Proteção Social, Diego Palacio.
Ele explicou que essa medida permite usar cerca de US$ 6,3 milhões do orçamento nacional para fortalecer sistemas de vigilância e controle.
A decisão foi adotada depois que as autoridades detectaram 12 possíveis casos de gripe suína na Colômbia e enviaram hoje aos Estados Unidos amostras para análise.
Um porta-voz do Ministério da Proteção Social disse à agência Efe que as mostras foram remetidas pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) ao Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças de Atlanta (EUA), a fim de confirmar se os casos são mesmo de gripe suína.