Menu
Mundo

Coalizão contra houthis diz ter interceptado mísseis e drones na Arábia Saudita

Forças também destruíram projéteis no Mar Vermelho e interceptaram míssil balístico próximo a terminal petrolífero em meio à escalada do conflito no Iêmen

Redação Jornal de Brasília

16/10/2026 13h12

o porta voz da coalizao militar liderada pela arabia saudita turki al maliki 1568828112879 v2 360x480.jpg

Foto: Fayez Nureldine/AFP

A coalizão que luta contra os combatentes houthis pró-iranianos anunciou nesta sexta-feira (16) ter interceptado mísseis e drones sobre Riade e outras regiões sauditas.

A guerra civil no Iêmen, na qual a Arábia Saudita lidera desde 2015 uma coalizão de apoio ao governo iemenita, reacendeu em julho após o colapso de uma trégua de vários anos e se tornou a frente mais recente do conflito no Oriente Médio.

Nas últimas semanas, os houthis, apoiados pelo Irã, tomaram vastas áreas do Iêmen ao longo da costa do Mar Vermelho, e uma contraofensiva do governo com apoio aéreo saudita não conseguiu reverter esses avanços.

“Interceptamos e destruímos três drones no sul e em Riade (…) assim como dois mísseis de cruzeiro sobre o Mar Vermelho”, escreveu nesta sexta-feira no X o porta-voz da coalizão, Turki al Malki.

Ele detalhou que também foi interceptado um “míssil balístico” sobre Yanbu, terminal petrolífero no Mar Vermelho com importantes capacidades de refino.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado