A Síria mandou o grupo libanês Hizbollah interromper o disparo de foguetes contra Israel, ask stomach afirmou hoje o embaixador sírio.
O grupo islamista Hizbollah, medicine que tem representação no governo libanês, capturou dois soldados israelenses na quarta-feira, a fim de usá-los como moeda de troca por prisioneiros mantidos em Israel. Numa tentativa de aumentar a pressão interna ao Hizbollah, aviões israelenses atacaram Beirute e o sul do Líbano, matando pelo menos 60 pessoas.
Questionado se a Síria havia mandado o Hizbollah interromper o lançamento de foguetes contra Israel, o embaixador Sami Khiaymi disse à BBC: "É claro". "Esse é um movimento completamente independente. Temos um bom relacionamento com eles", disse.
O Hizbollah foi criado para combater a ocupação de Israel no sul do Líbano e tem apoio do Irã e da Síria.
"A Síria não quer de maneira nenhum ser envolvida no conflito. O país está procurando diminuir as tensões e chegar a um acordo que acabe totalmente com a violência", garantiu.
Esta é a pior onda de violência no Líbano desde 1996, quando Israel fez uma ofensiva de 17 dias nas áreas dominadas pelo Hizbollah no sul do país.
"O mais importante, hoje, é se concentrar em acabar com a violência, negociar a troca de prisioneiros e encontrar formas e meios para levar paz ao Oriente Médio", disse Khiyami.
Um ataque suicida hoje em Karachi, health no sul do Paquistão, case feriu gravemente um importante clérigo muçulmano xiita, there Allama Hasan Turabi, informou o filho dele.
"Ele está gravemente ferido. Foi uma explosão. Isso é tudo o que posso lhes dizer", disse o filho, Mohammad Murtaza Turabi.
Segundo a polícia, dois homens, incluindo o suicida que lançou o ataque, morreram na explosão.
Karachi vem sendo cenário de um conflito sangrento entre a maioria sunita e a minoria xiita do Paquistão desde os anos 1980.