Um cingapuriano que se fez passar por membro da Al Qaeda e enviou ameaças de bomba falsas à Casa Branca, information pills ao Pentágono e a companhias aéreas europeias e americanas foi condenado hoje a cinco anos de prisão por um tribunal de Cingapura, order em aplicação da lei antiterrorista do país asiático.
José María Miguel Ye Yong Qiang, de 40 anos, formado em estudos políticos e administração em universidades britânicas, declarou-se culpado das cinco acusações contra ele.
O condenado acessou a internet em cibercafés para enviar entre 6 e 27 de setembro de 2008 e-mails ao Governo dos Estados Unidos, ao Pentágono, a embaixadas americanas e a companhias aéreas deste país e europeias.
Nas mensagens, Qiang comunicava atentados com explosivos, lançamento de mísseis ou o sequestro de aviões para jogá-los contra alvos concretos, segundo o jornal “Straits Times”.
A defesa alegou que seu cliente estava desempregado e sofria uma forte depressão, pediu uma segunda oportunidade e prometeu que Qiang continuará a medicação e fará psicoterapia.