Os cidadãos dos departamentos de La Paz, Cochabamba, Oruro, Potosí e Chuquisaca aprovaram majoritariamente adotar o modelo autônomo, como em 2006 já o tinham feito em outro referendo os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando.
As enquetes indicam que os habitantes da região do Chaco, a mais rica do país em reservas de gás e localizada no sudeste do território, também aprovaram por maioria formar uma autonomia regional com a participação de municípios de três departamentos.
Segundo as pesquisas da rede de televisão “ATB”, La Paz deu o sim ao processo autônomo com 80% dos votos; Oruro, com 73%; Potosí, com 74%; Chuquisaca com 79%; Cochabamba, com 77%, e região do Chaco, com 80%.
Os bolivianos também respaldaram hoje com cerca de 60% a reeleição do presidente do país, Evo Morales, para que governe cinco anos mais, segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas por várias redes de televisão.
A Corte Nacional Eleitoral anunciou que esta noite divulgará os primeiros resultados da apuração oficial e calcula ter dentro de 48 horas computados 80% dos sufrágios.