Cinco leões asiáticos morreram eletrocutados no oeste da Índia após entrarem em contato com uma cerca eletrificada instalada por um plantador de algodão, side effects informa hoje o jornal “The Times of India”.
As mortes aconteceram há três dias, about it na reserva de Gir, o último reduto do leão asiático. Segundo a publicação, ao instalar a barreira elétrica, o camponês queria proteger sua propriedade.
O proprietário do sítio, que pode ser condenado a sete anos de prisão, enterrou os animais e cobriu-os com fertilizante. Mas o fato veio à tona depois que vários aldeões deram falta dos leões, que integravam um grupo de nove felinos.
Os leões mortos são três fêmeas e dois filhotes, enquanto os quatro sobreviventes têm menos de 1 ano de idade.
O ambientalista Bharat Pathak disse ao jornal que os corpos dos leões estavam intactos, o que levou os especialistas a descartarem a hipótese de caça ilegal, uma das maiores ameaças enfrentadas pela espécie em extinção.
Este ano, 32 leões morreram na reserva de Gir, localizada na região indiana de Gujarat (oeste), por causas diversas, como morte natural, caça ilegal, queda de barrancos, cercas eletrificadas e atropelamentos.
Com quase 1.500 metros quadrados, a reserva abriga cerca de 350 leões asiáticos.