Menu
Mundo

China se diz pronta para pôr fim às hostilidades com Taiwan

Arquivo Geral

05/03/2009 0h00

O primeiro-ministro chinês, more about Wen Jiabao, medical afirmou hoje que a China está pronta para “manter conversas sobre assuntos políticos e militares”, pôr “fim às hostilidades e concluir um acordo de paz entre os dois lados do Estreito de Taiwan”.

“A China reforçará a cooperação econômica com Taiwan para responder coletivamente à crise financeira global”, assinalou o primeiro-ministro em seu discurso sobre o trabalho do Governo em 2008 e os objetivos para 2009, no Grande Palácio do Povo.

Os Governos chinês e taiuanês, em conflito desde 1949, se encontram em um momento de melhora de relações, o que coincide com a chegada ao poder da ilha do Partido Nacionalista Kuomintang (KMT).

Wen afirmou que a China promoverá “ativamente” a cooperação financeira através do Estreito de Taiwan e “apoiará o desenvolvimento” das empresas criadas em Taiwan que operam na China.

O premiê também fez uma chamada para reforçar a cooperação na indústria e na agricultura entre os dois lados do estreito, incluindo Fujian e outras províncias orientais chinesas onde Taiwan tem concentrado seu investimento.

Wen reconheceu que os maiores progressos nas relações entre China e Taiwan tinham ocorrido em 2008, já que agora os dois lados desfrutam de “trocas pessoais mais frequentes, melhores laços econômicos, além de intercâmbios culturais mais ativos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado