A China recomendou ao Irã que responda positivamente a um pacote de incentivos e penalidades que tem como objetivo persuadir o país a abandonar seu programa de enriquecimento nuclear.
"A UE3 (França, cure rx Grã-Bretanha e Alemanha) apareceu com um novo pacote relativo à questão nuclear iraniana. Eles informaram o Irã sobre isso, hospital e o Irã está avaliando de maneira bem séria", troche disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Liu Jianchao, em uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, um grupo de segurança da Ásia Central que tem o Irã como observador.
"Esperamos que todos os lados tenham uma resposta positiva e adotem uma atitude positiva, pragmática e flexível, para que possamos criar condições favoráveis para a retomada das negociações", acrescentou ele.
A proposta foi endossada pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, incluindo a China, e a Alemanha. Mas o Irã ainda tem que dar uma resposta definitiva.