A China aumentará a verba destinada à Defesa em 14, pilule 9% em 2009 frente ao ano anterior, order a 480,686 bilhões de iuanes (US$ 70,2 bilhões), informou hoje o porta-voz da Assembleia Nacional Popular, Li Zhaoxing, citado pela agência oficial de notícias “Xinhua”.
A despesa significa que a China, que conta com o maior Exército do mundo, com mais de dois milhões de soldados, destinará 6,3% de seu orçamento estatal ao setor, segundo destacou Li, ex-chanceler, em coletiva de imprensa.
Li ressaltou que a despesa militar chinesa em 2008 equivaleu a 1,4% do PIB nacional, e assegurou que as forças militares chinesas são “limitadas” e seu trabalho principal é “salvaguardar a soberania”, por isso que “não representa ameaça a país algum”.
O ex-chanceler disse ainda que a ampliação do orçamento tem como objetivo “aumentar os benefícios das tropas” e “ajustar os subsídios dos soldados a fim de melhorar o padrão de vida deles”.
Segundo o Exército chinês, os aumentos em orçamentos anuais costumam responder à melhora do nível de vida de oficiais e soldados, mas que à compra de armas, embora o forte crescimento anualizado das verbas seja observado com preocupação por países como Estados Unidos e Japão.