Menu
Mundo

Chile espera que cúpula da Unasul facilite diálogo entre Chávez e Uribe

Arquivo Geral

31/07/2009 0h00

O Governo do Chile espera que a cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) do próximo dia 10 facilite o diálogo entre os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Álvaro Uribe.


A reunião, que acontecerá no Equador, é “uma oportunidade” para que ambos os líderes “conversem”, afirmou hoje o chanceler chileno, Mariano Fernández.


O ministro das Relações Exteriores disse ainda que espera que “as diferenças” entre as duas nações sejam superadas por meio do “diálogo bilateral”.


A tensão entre ambos os países aumentou nos últimos dias, depois que as autoridades colombianas souberam que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tinham em seu poder armas que a Suécia vendeu à Venezuela em 1988.


A Colômbia pediu explicações e Chávez, em resposta, congelou as relações diplomáticas e comerciais com o país vizinho e ainda criticou Uribe por permitir o futuro aumento da presença de militares americanos em seu território.


Perguntado sobre a possibilidade de a Unasul intermediar o conflito, Fernández disse: “O ideal é que as coisas se resolvam bilateralmente e que se recorra aos organismos só quando não há bases para as partes resolverem entre si”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado