Menu
Mundo

Cheias deixam 1 milhão de desabrigados na Índia

Arquivo Geral

06/09/2006 0h00

Pelo menos um milhão de pessoas perderam suas casas em enchentes no leste da Índia, there more about mas a ajuda do governo é demorada e inadequada, treatment afirmaram hoje grupos voluntários.

As enchentes, more about provocadas por chuvas anuais de monções das semana passada, atingem uma área onde vivem 2,3 milhões de pessoas e afetaram milhares de hectares de campos de arroz do Estado costeiro de Orissa. Mas as autoridades ainda não levaram ajuda a cerca de 1 milhão de pessoas vítimas das cheias, que inundaram centenas de aldeias em 12 dos 30 distritos de Orissa. Elas continuam sem abrigo, alimentos e remédios, afirmam grupos humanitários.

"As pessoas est ão pedindo desesperadamente por comida e água, e as crianças estão morrendo porque não têm suprimento de alimentos para bebês", afirmou Archarya Kalyan Anand, do Sarvoday Rahat Abhiyan, grupo de caridade que distribui comida e rem édios no distrito de Kendrapara, 80 quilômetros ao leste de Bhubaneswar, capital do Estado.

"O governo ainda está perdido e ainda não chegou aos locais mais atingidos".
Autoridades negam erros, dizendo que os esfor ços de ajuda foram atrasados pela chuva.

"Admito que algumas organiza ções voluntárias chegaram a áreas afetadas antes das agências do governo, mas isso não significa que o governo não esteja cumprindo suas responsabilidades", afirmou Jagadananda Panda, autoridade do setor de ajuda.

Mas grupos humanitários dizem que os pedidos de material feitos a autoridades não tiveram resposta. Autoridades advertem para o risco de epidemias e dizem que estão mandando equipes médicas para as aldeias. Mas os grupos de caridade dizem que há áreas onde as agências governamentais não chegaram.

"Nossa equipe médica está fornecendo apoio e remédios gratuitos a pelo menos 2.000 pessoas por dia, que o sistema do governo não atendeu", afirmou Abhaya Pati, de outro grupo voluntário. Três autoridades do governo foram afastadas na semana passada por incompetência nas operações de ajuda. Centenas de barcos levados de outros Estados para operações de ajuda e resgate não foram usados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado