O chefe policial da província afegã de Kandahar, and Matiullah Qateh, web e outro alto comando morreram hoje em um tiroteio com um grupo de guardas de segurança que tentou invadir um centro de detenção para libertar um prisioneiro, pharm informou à Agência Efe uma fonte oficial.
Segundo o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Zemarai Bashary, os guardas – treinados pelas tropas canadenses mobilizadas em Kandahar, mas que não fazem parte das forças de segurança regulares – tentaram invadir o recinto e enfrentaram a Polícia.
Bashary disse que Qateh e o chefe da Polícia criminal morreram nos combates, enquanto outros oito agentes ficaram feridos.
No entanto, o chefe do Conselho Provincial de Kandahar, Ahmed Wali Karzai – irmão do presidente Hamid Karzai -, disse que estes oito policiais também morreram no ataque.
Os guardas de segurança, que não conseguiram libertar o prisioneiro, fugiram após o tiroteio, que ocorreu na capital de Kandahar, de mesmo nome.
O porta-voz talibã Zabiullah Mujahid desmentiu a versão das autoridades e disse à Efe que, na realidade, eram insurgentes disfarçados de guardas que conseguiram matar o chefe policial e seu colaborador.
As forças de segurança afegãs lançaram uma operação na área para encontrar os responsáveis pelo ataque.