Menu
Mundo

Chefe da ONU ‘profundamente preocupado’ por medidas israelenses para reforçar controle na Cisjordânia

Secretário-geral da ONU alerta que decisões para ampliar controle e assentamentos podem enfraquecer a perspectiva de solução de dois Estados

Redação Jornal de Brasília

09/02/2026 15h10

Foto: AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está “profundamente preocupado” com novas medidas israelenses para reforçar o controle na Cisjordânia ocupada e abrir caminho para uma maior expansão dos assentamentos nesse território palestino, indicou seu porta-voz nesta segunda-feira (9).

“O secretário-geral está profundamente preocupado com a decisão, noticiada, do gabinete de segurança israelense de autorizar uma série de medidas administrativas e de aplicação nas Áreas A e B da Cisjordânia ocupada”, disse o porta-voz Stéphane Dujarric.

Além disso, Guterres advertiu que “a perspectiva de uma solução de dois Estados está sendo minada”, acrescentou Dujarric.

As medidas relativas à Cisjordânia foram anunciadas no domingo pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, político de extrema direita do partido Sionismo Religioso, e pelo ministro da Defesa, Israel Katz.

Elas incluem a eliminação de regulamentos em vigor há décadas que proíbem pessoas judias de comprar terras na Cisjordânia.

Também está prevista a transferência da autoridade sobre as permissões de construção para assentamentos em partes de cidades palestinas, incluindo Hebron, dos órgãos municipais da Autoridade Palestina para Israel.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado