Menu
Mundo

Chávez solicita poderes especiais ao Congresso para governar por decretos

Arquivo Geral

11/12/2010 11h28

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, indicou nesta sexta-feira que solicitará à Assembleia Nacional poderes especiais, por período não especificado, para governar por decreto em áreas como finanças, economia, infraestrutura e social.

 

“Decidi solicitar uma lei habilitante à Assembleia Nacional”, disse Chávez em uma conexão da emissora estatal “Venezolana de Televisión” com o palácio de Miraflores, sede do Governo, onde foi realizada uma reunião com uma delegação do Irã.

 

O pedido de Chávez à Assembléia acontece em momento em que o atual Congresso, no qual o Governo tem maioria absoluta, está a ponto de finalizar sua legislatura (2005-2010).

 

“A lei servirá para decretos-leis que preciso ditar com rapidez em pleno Natal. Não há um segundo a perder. Serão leis de emergência”, disse Chávez.

 

O líder venezuelano acrescentou que as leis, que qualificou de “extraordinárias”, também servirão para atender problemas de moradia e de utilização de terrenos urbanos.

 

O novo Congresso, no qual a oposição terá 67 das 165 cadeiras, o suficiente para vetar leis não ordinárias, começará o quinquênio em 5 de janeiro de 2011.

 

Chávez não precisou nenhuma das leis que deseja aprovar e se limitou a assinalar que as mesmas serão divulgadas assim que forem definidas pelo seu Governo.

 

“Não vou dizer quais são as leis. Vamos estudá-las, mas têm a ver com a área financeira, social e econômica”, disse o governante venezuelano.

 

O presidente previu que, assim que a decisão for divulgada, tanto a oposição como a imprensa internacional voltarão a classificá-lo de “ditador e tirano”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado