Menu
Mundo

Chávez quer eliminar práticas capitalistas de empresas públicas

Arquivo Geral

24/01/2010 0h00

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu hoje a colaboração do Parlamento para que elabore leis que permitam eliminar das empresas públicas as práticas capitalistas.

Chávez fez o pedido durante seu programa dominical “Alô Presidente!” que, no modelo seu de sociedade, as companhias públicas não dependerão para subsistir de capacidade instalada, nem da qualidade de seus artigos, nem de custos e vendas, porque a continuidade será garantida pelo orçamento anual apresentado pelo Estado.

Assegurando seu funcionamento dessa maneira, a empresa não venderá sua produção no mercado, mas entregará a uma estatal que fará a comercialização a preços nos quais será eliminado o juro.

Segundo a tese de Chávez, os bens de consumo que cheguem ao público por essa via serão mais baratos e deverão ter qualidade similar aos oferecidos pelas empresas capitalistas.

Durante o programa, o líder ligou a presidente da Assembleia Nacional, Cilia Flores, e pediu para que nesta semana trabalhe na elaboração de leis que “obriguem” às empresas públicas a funcionar dessa maneira.

Chávez explicou que o novo sistema produtivo segue um modelo social sustentável, de acordo com os pilares do sistema socialista, no qual, pelas suas projeções, chegará a uma situação favorável até o ano de 2031.

O presidente venezuelano insistiu aos ministros, e em geral a todos os seus seguidores, a comprometer-se em um “grande esforço” para que o povo entenda o projeto socialista em andamento e trabalhe pela sua realização.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado