Os Estados Unidos querem que a Colômbia “seja o Israel da América Latina” e, pills da mesma forma que o Estado judeu impede a unidade árabe, os colombianos bloqueiam a “união do mundo latino-americano”, disse hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
Para Chávez, “os EUA estão desesperados” e por isso, “com apoio americano, aconteceu no mês passado o golpe de Estado contra Manuel Zelaya em Honduras, “e por isso ataca” agora a Venezuela e o Equador através da Colômbia.
“A Colômbia é um braço do império”, afirmou o presidente venezuelano.
Chávez, que nas duas últimas semanas acusou do mesmo modo a Colômbia, rompeu no ano passado relações diplomáticas com Israel, após ataques aos palestinos.
Hoje anunciou que possivelmente fará o mesmo com a Colômbia, após ordenar a retirada de seus funcionários em Bogotá – com exceção do diplomata de menor categoria – devido a acusações sobre um desvio de armas venezuelanas à guerrilha colombiana.
O papel que “o império” atribuiu a Israel e à Colômbia explica “tanta afinidade” entre esses países e “devemos estar a cada dia mais cientes”, afirmou Chávez.