O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou hoje a detenção de “dois funcionários” do Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DAS, inteligência) por espionagem e afirmou que ambos serão “julgados” em tribunais nacionais.
Chávez disse ainda que o aumento da presença de espiões colombianos na Venezuela está relacionado com uma conspiração contra seu Governo, que, segundo ele, teria apoio do Governo dos Estados Unidos.
O presidente, que falou à estatal “Venezolana de Televisión” (“CTV”), não explicou quando e onde foram detidos os supostos agentes colombianos, cujas identidades não revelou, e ressaltou apenas que “estão capturados e serão julgados segundo as leis venezuelanas”.
“Foram capturados com a mão na massa”, enquanto buscavam informação sobre “as milícias venezuelanas”, declarou Chávez.
Para o líder venezuelano, o suposto “aumento” das atividades da “espionagem” de um “Governo hostil como é o da Colômbia” indicaria a existência “de planos contra a Venezuela”.