Menu
Mundo

Chávez analisará no Brasil avanço de acordos energéticos e alimentícios

Arquivo Geral

25/03/2008 0h00

O chefe de Estado venezuelano, check Hugo Chávez, more about viajará ao Brasil nas próximas horas para uma visita de trabalho de dois dias, unhealthy na qual revisará junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o avanço dos acordos de cooperação em vigor.

Em um encontro hoje com a imprensa estrangeira credenciada em Caracas, Chávez lembrou que sua nova visita ao Brasil se inscreve nos encontros trimestrais estipulados por ambos os Governos para aprofundar o já “muito frutífero e caloroso” diálogo bilateral.

“Amanhã, vamos visitar a grande refinaria de Pernambuco, que estamos fazendo 60% da Petrobras e 40% da PDVSA (Petróleos de Venezuela S/A)”, ressaltou o governante, em uma breve referência à sua agenda.

Ele ressaltou que a PDVSA e a Petrobras também acordaram constituir uma empresa conjunta, com maioria acionária venezuelana (60%), para explorar petróleo na Faixa do Orinoco, no leste da Venezuela.

O petróleo que for extraído do Campo Carabobo, na Faixa, será levado “à refinaria de Recife para distribuí-lo no Brasil”, disse o governante venezuelano.

Chávez e Lula acordaram em dezembro de 2005 construir e operar uma refinaria em Pernambuco, com capacidade para processar 200 mil barris diários.

Os dois presidentes também revisarão os acordos de cooperação assinados entre o Estado venezuelano e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“O Brasil está nos ajudando para que, no curto prazo, a Venezuela se auto-abasteça de alimentos”, no marco da política de cooperação regional na matéria, indicou Chávez.

A Embrapa abriu em 11 de março dois novos escritórios na Venezuela, no marco das “extraordinárias relações de admiração e respeito” entre Caracas e Brasília, disse então o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro.

Outro assunto a ser tratado é a criação do Conselho Sul-americano de Defesa, uma proposta do Brasil destinada a fortalecer a cooperação na área militar.

“É um assunto delicado que também discutiremos”, disse Chávez, que afirmou que esse Conselho poderia servir para situações como a de 1º de março, quando tropas colombianas bombardearam um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Equador.

Espera-se que Chávez e Lula debatam ainda a entrada plena da Venezuela ao Mercosul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado