O presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou hoje aos Estados Unidos de “tentarem apagar da história a figura” do ex-presidente cubano Fidel Castro e o qualificou de “pai das revoluções” da América Latina.
“O império pretende apresentá-lo como alguém do passado que fracassou. (Mas) Cuba está invicta, enfrentando o império maior, como um exemplo de dignidade”, disse Chávez, durante uma inspeção a uma fábrica nacionalizada no ano passado.
“Tentam minimizar seu tamanho, mas é um gigante”, acrescentou o líder venezuelano, ao lembrar uma conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Fidel.
“Lula me disse: ‘Fidel é o último gigante que ficará para sempre'”, contou Chávez.
O presidente venezuelano disse ter recebido uma “mensagem” de Fidel aconselhando que ele “descansasse”, porque, segundo o líder cubano, ele “estava com uma cara de muito cansado”.
“Tem razão, camarada”, respondeu o venezuelano, que acrescentou: “Nosso descanso verdadeiro será o túmulo, enquanto isso, será batalha e batalha”.
“Viva Fidel Castro!”, gritou o presidente venezuelano.